A ITB foi criada em 2004 sob a supervisão do SEBRAE. É um órgão autônomo na estrutura organizacional do IPDE. É um local destinado para apoiar o empreendedorismo, o desenvolvimento e a inserção, no mercado, de empresas de base tecnológica, promovendo a inovação, a melhoria da qualidade, redução de custos e aumento da produtividade em tecnologias educacionais e da informação, criando novas oportunidades de trabalho e aumento da riqueza.
O IPDE, com seus parceiros e empresas incubadas, ao inovar e criar novas tecnologias oferece também oportunidades de mais inovações por meio de soluções práticas e palpáveis de melhoria na gestão financeira, administrativa e de políticas públicas para municípios, estados e terceiro setor.
A ITB já incubou 6 empresas, das quais uma, a Locness, parceira até hoje do IPDE, é uma das mais importantes empresas de P&D e de EaD de Brasília.
Impulsionar ideias inovadoras e startups
Em 2005, uma nova e importante atividade que já vinha sendo executada pela ITB foi incluída oficialmente nas suas finalidades.
Assim, ela passou a atuar também como uma Aceleradora de Empresas com o objetivo tanto de impulsionar ideias inovadoras e startups, quanto o de contribuir para acelerar o desenvolvimento de empresas tradicionais por meio da inovação de seus serviços, produtos e processos produtivos.
Com a reestruturação do IPDE, em 2022, a Aceleração de Empresas passou a ser o principal objetivo da ITB.
Diagnóstico e Oportunidades
Plano de Negócios e Plano de Marketing
Metodologias de modelagem, simulação, otimização e automatização de processos
As empresas no programa recebem apoio em todos as fases do negócio desde as fases de ideação, validação, crescimento, escala até a busca de recursos.
Ao iniciar seus trabalhos nas organizações clientes, a Aceleradora do IPDE (a ITB):