Aceleração e incubação de empresas

IPDE > Aceleradora e Incubadora

Com a reestruturação do IPDE, em 2022, a ITB – Incubadora Tecnológica de Brasília foi transformada para ser uma Aceleradora de Empresas.

IPDE > Aceleradora e Incubadora
ITB

Incubadora Tecnológica de Brasília

A ITB foi criada em 2004 sob a supervisão do SEBRAE. É um órgão autônomo na estrutura organizacional do IPDE. É um local destinado para apoiar o empreendedorismo, o desenvolvimento e a inserção, no mercado, de empresas de base tecnológica, promovendo a inovação, a melhoria da qualidade, redução de custos e aumento da produtividade em tecnologias educacionais e da informação, criando novas oportunidades de trabalho e aumento da riqueza.

O IPDE, com seus parceiros e empresas incubadas, ao inovar e criar novas tecnologias oferece também oportunidades de mais inovações por meio de soluções práticas e palpáveis de melhoria na gestão financeira, administrativa e de políticas públicas para municípios, estados e terceiro setor.

Convênio com SEBRAE

Empresas Incubadas pela ITB

A ITB já incubou 6 empresas, das quais uma, a Locness, parceira até hoje do IPDE, é uma das mais importantes empresas de P&D e de EaD de Brasília.

Pessoa

Por meio de nossos serviços, a Locness deseja impactar positivamente a sociedade, utilizando educação, processos e tecnologias como facilitadores da mudança.
Pessoa

Tecnologia de Identificação e Rastreamento por R.F.I.D.: Chips, Smart Cards, Etiquetas Inteligentes
Pessoa

Consultoria em mapeamento, simulação e redesenho de processos e sistemas
Pessoa

Desenvolvimento de softwares e modelagem, simulação, intregração, otimização e automatização de processos e sistemas
Pessoa

Tecnologia em Transferência de dados: Processos de Controle de Informações, Integração de Sistemas e Transmissão Instantânea de Dados
Pessoa

Design de Produtos, Conceito, Projeto, Sistema de Produção e Design Gráfico

Impulsionar ideias inovadoras e startups

IMPULSIONANDO IDEIAS

ACELERADORA DO IPDE

Em 2005, uma nova e importante atividade que já vinha sendo executada pela ITB foi incluída oficialmente nas suas finalidades.

Assim, ela passou a atuar também como uma Aceleradora de Empresas com o objetivo tanto de impulsionar ideias inovadoras e startups, quanto o de contribuir para acelerar o desenvolvimento de empresas tradicionais por meio da inovação de seus serviços, produtos e processos produtivos. 

Com a reestruturação do IPDE, em 2022, a Aceleração de Empresas passou a ser o principal objetivo da ITB. 

ACELERADORA DO IPDE

O PROGRAMA

As empresas no programa recebem apoio em todos as fases do negócio desde as fases de ideação, validação, crescimento, escala até a busca de recursos.

Ao iniciar seus trabalhos nas organizações clientes, a Aceleradora do IPDE (a ITB):

  • Elabora um diagnóstico utilizando, metodologias como “Canvas” e “Swot”, para identificar os pontos fortes e fracos, bem como oportunidades de negócios mais adequados às perspectivas e tendências do mercado
  • Elabora um Plano de Negócios e um Plano de Marketing para um mais rápido crescimento das empresas, deixando clara a taxa de retorno para um período inicial de cinco anos, mostrando, assim, a viabilidade do desenvolvimento da empresa no período de implantação do plano, o que facilita as decisões sobre novos investimentos e para a obtenção de empréstimos nacionais e internacionais.
  • Dependendo da empresa, o IPDE usa também metodologias de modelagem, simulação, otimização e automatização de processos, seja de chão de fábrica e de gestão ou outros, incluindo processos paralelos e complementares, para maior obtenção de valores agregados e adicionados ao término da implantação dos processos.