EDUCAÇÃO

IPDE > EDUCAÇÃO

A UNIPDE (Universidade Corporativa Tecnológica do IPDE) voltada para a qualificação profissional básica e para a capacitação profissional de alto nível, desenvolve trabalhos por meio de convênios e contratos para atender às necessidades especificas de cada empresa.

IPDE > EDUCAÇÃO
UNIPDE

Universidade Corporativa Tecnológica do IPDE

Fundada em 2003, a UNIPDE é uma instituição privada mantida pelo IPDE. Foi criada para proporcionar formação profissional de alto nível. Tem por objetivo ministrar cursos nas áreas de tecnologia e gestão em nível de qualificação profissional, extensão, atualização, especialização e aperfeiçoamento, com características especiais e voltadas para o atendimento das necessidades e interesses do IPDE e das organizações parceiras.

A UNIPDE, é, portanto, uma Universidade Corporativa Tecnológica para capacitação do próprio pessoal do IPDE e de terceiros. Por meio dela, o IPDE mantém a Faculdade de Tecnologia de Brasília – FATEC, devidamente aprovada pelo MEC, com a autorização de um curso de Tecnologias em Redes de Computadores, ainda em implementação.

A Universidade Corporativa Tecnológica desenvolveu cursos de aperfeiçoamento na área de tecnologia, em JAVA Avançado e Rup, para pesquisadores e desenvolvedores da Flextronics, SCI e Benchmark nos laboratórios da Engenharia Elétrica da Unicamp em Campinas-SP. Capacitou pessoal para a montagem da fábrica de softwares da Flextronics Internacional Tecnologia Ltda e treinou os funcionários para montagem da fábrica de software da Sanmina-SCI Corporation.

Realizou também importante trabalho de treinamento em técnicas de modelagem, simulação e otimização de processos para a Benchmark em Itaituba SP.

Em 2009 a UNIPDE foi responsável pela formação de 130 professores no estado do Tocantins, para implementação naquela unidade da federação, do Programa ProJovem Urbano, do MTE.

Em 2010 o estado do Tocantins firmou contrato com IPDE para realizar a formação continuada desses professores por meio da sua Universidade Corporativa. Ainda em 2010 treinou 843 professores e instrutores para atuarem no programa do Ministério do Trabalho e Emprego denominado ProJovem Trabalhador.

Qualificação e capacitação profissional

básica e de alto nível.

BÁSICA

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

O IPDE, ao executar projetos de nível básico ou de atualização e aperfeiçoamento para graduados e atividades de inserção de jovens no mercado de trabalho, pesquisa novas metodologias e tecnologias para aprimorar com qualidade sua própria ação.

O escopo da qualificação profissional, como a que praticamos, vai muito além do simples atendimento às necessidades que o País tem de oferecer oportunidades de acesso ao conhecimento e ao primeiro emprego. Buscamos oportunizar mais chances de melhorar as condições intelectuais e sociais da população brasileira de menor renda, qualificando-a tanto para o trabalho quanto para o efetivo exercício da cidadania, transmitindo conhecimento dos direitos humanos e desenvolvendo consciência crítica, criatividade e empreendedorismo.

Nesta área o IPDE prestou serviço para o Plano Nacional de Qualificação Profissional, como os PLANSEQs Telemarketing, Sucroalcooleiro e Afrodescendentes treinando mais de 2400 jovens.

ALTO NÍVEL

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Em 2010 e 2011 o IPDE foi contratado, com inexigibilidade, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para capacitação de 6.500 juízes federais nas seguintes áreas: Gestão Judiciária, Gestão Cartorária e Gestão de Pessoal, utilizando as mais modernas tecnologias de educação à distância.

O IPDE capacitou mais de 8.000 profissionais da linha de frente no segmento de alimentação e bebidas em 12 capitais brasileiras, a fim de atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos, atuando em convênio com a Federação Brasileira de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares.

Capacitou também 2.800 gerentes de hotéis em convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH).

Para a sua atuação nesta área e na de Qualificação Profissional, o IPDE desenvolveu uma das primeiras plataformas de EaD do Brasil.

Criou, também,  a Escola Virtual da Juventude de Tocantins e preparou 5 cursos de Qualificação Profissional a distancia para serem inseridos nela. 1100 jovens foram capacitados em um ano.

REALIZAÇÕES NA ÁREA

Tendo em vista que, nos últimos anos, governos, empresas e sociedade civil organizada perceberam que a qualificação profissional é uma atividade e um fator fundamental para o desenvolvimento econômico e social do País, o IPDE inseriu na pauta de atividades prioritárias o desenvolvimento de ferramentas, conteúdos  e atividades voltadas para a qualificação profissional focada na necessidade constante de preparar pessoas para o competitivo mercado de trabalho.

Entre as realizações do IPDE, na área de qualificação e capacitação profissional, destacam-se:

Pessoa

Projovem Trabalhador

Destinado aos jovens desempregados de 18 a 29 anos, o ProJovem Trabalhador tem como objetivo a preparação para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda.
Pessoa

PlanSeq’s

O Plano Setorial de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é uma iniciativa voltada para a inclusão social de pessoas em situação de desemprego. Tem por principal objetivo qualificar e inserir profissionais no mercado de trabalho
Pessoa

PEQUENOS & NOTÁVEIS

Programa de Qualificação dos pequenos meios de hospedagem com objetivo de mobilizar e articular empresários, empreendedores e dirigentes por meio da capacitação e qualificação desses profissionais em convênio com a ABIH e SEBRAE.
Pessoa

BOM DE COPA

Lançado pelo Ministério do Turismo teve a missão de capacitar 8.000 profissionais da linha de frente no segmento de alimentação e bebidas em 12 capitais brasileiras, a fim de atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos.
SAIBA MAIS