PROJOVEM

Programa Nacional de Inclusão de Jovens

O PROJOVEM foi concebido pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar o atendimento  aos jovens excluídos da escola e da formação profissional. O programa permitiu que os jovens fossem reintegrados ao processo educacional, recebessem qualificação profissional e tivessem acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer.

O programa tiveram quatro modalidades:

– Projovem Urbano;
– Projovem Campo – Saberes da Terra;
– Projovem Trabalhador;
– Projovem Adolescente.
PROJOVEM TRABALHADOR

O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã beneficiou  jovens de 18 a 29 anos que estavam em situação de desemprego e eram membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, tinha maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho.

Como elemento orientador e facilitador do processo de qualificação utilizou-se a metodologia dos arcos ocupacionais, que abrangem as esferas da produção e da circulação (indústria, comércio e prestação de serviço), garantindo assim um maior campo de atuação, visando aumentar as possibilidades de inserção ocupacional dos jovens.

Administração
Agro-Extrativista
Beleza e Estética
Arte e Cultura
Madeira e Móveis
Pesca/Piscicultura
Metalmecânica
Transporte
Saúde
Educação
Joalheria
Gráfica
Vestuário
Alimentação
Telemática
Construção e Reparos
Turismo e Hospitalidade
Serviços Domésticos
Gestão Pública e 3º Setor

PLANSEQS

Planos Setoriais de Qualificação

Os PlanSeQ’s consistem em projetos de qualificação social e profissional para atender a demandas emergenciais voltadas prioritariamente para pessoas em situação de maior vulnerabilidade econômica e social, mais sujeitas às diversas formas de discriminação social que, conseqüentemente, têm maiores dificuldades de acesso a um posto de trabalho.

Como executor do PlanSeq, o IPDE disponibilizou aos alunos, material didático, incluindo caderno universitário, caneta, lápis, borracha, para as aulas práticas de cada curso. Os professores também receberam DVDs e outros instrumentos didáticos para enriquecerem suas aulas.

O programa abrangeu três segmentos:

– PLANSEQ Afro-Descendente
– PLANSEQ SucroAlcooleiro
– PLANSEQ Telemarketing

Planseq Afrodescendentes: Um dos grupos de populações definidos como prioritários pelos Planseq’s foram os afrodescendentes, ou negros. As desigualdades de acesso e permanência destes no mercado de trabalho se dão de diversas formas, e muitos são os dados que corroboram essa afirmação. 

Planseq Sucroalcooleiro: qualificar trabalhadores oriundos do setor sucroalcooleiro, sejam trabalhadores desempregados que buscam entrar ou retornar ao mercado de trabalho do setor, ou empregados que perderão seus postos de trabalho devido à mecanização da colheita da cana-de–açúcar, necessitando dessa forma qualificação para permanecer no setor. 

Planseq Telemarketing: direcionado a trabalhadores jovens e adultos que não tiveram oportunidades de acesso à educação profissional e busca oferecer oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional em um dos setores que mais gerava emprego: o telemarketing. 


Programa de Qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem

PEQUENOS & NOTÁVEIS

O IPDE em convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) capacitou também 2.800 gerentes de hotéis através do programa de qualificação dos pequenos meios de hospedagem com objetivo de mobilizar e articular empresários, empreendedores e dirigentes por meio da capacitação e qualificação desses profissionais.

O programa foi desenvolvido pensando em grandes desafios que o pequenos meio de hospedagem brasileiro tem à sua frente:

– Manter-se competitivo em um cenário de disputa internacional;

– Combinar rentabilidade e aumento da ocupação com um sistema de gestão da qualidade eficiente;

– Desenvolver um sistema de gestão da sustentabilidade adequado às suas necessidades e limitações;

– Fazer com que o negócio alcance os seus desejos e os desejos de seus clientes, funcionários e parceiros.


BARES E RESTAURANTES

PROJETO PROFISSIONAL BOM DE COPA

No segmento de alimentação e bebidas, atender bem é estar atento aos detalhes, pois os detalhes carregam informações precisas sobre como voce se posiciona. Agindo assim, seu cliente percebe a sua atenção e seu cuidado para com ele no atendimento de suas necessidades.

O Ministério do Turismo lançou o Programa Profissional Bom de Copa, que foi de encontro com as necessidades do mercado em 2014, que contou com o grande evento, a Copa do Mundo de Futebol, no Brasil.

Por isso, viu-s a necessidade de preparar os profissionais de linha de frente, tornando-os aptos ao melhor atendimento.

SEGMENTO – SETORES ATENDIDOS

Segmento: Alimentação e bebidas

Setor Funcional: Atendimento
– Garçom/Garçonete
– Atendente de fast food

O IPDE foi o a organização que ganhou a licitação para

Setor Funcional: Controle
– Compras
– Recebimentos
– Desenvolvimento de Pessoal

Setor: Gestão
– Caixa
– Gerências dos estabelecimentos