O IPDE é uma casa de sonhos e sonhadores resilientes, criativos, com visão ampla do futuro e que exercem atividades de planejamento, pesquisa, desenvolvimento, inovação, inteligência artificial, e robótica.
E como diziam seus fundadores no próprio estatuto, com a finalidade de
“propugnar pelo reconhecimento da importância do desenvolvimento científico, tecnológico e educacional e para a construção de uma sociedade mais fraterna, aberta e pluralista, em que viceje a democracia, a ética, a paz, o respeito aos direitos fundamentais do homem e oportunidades para todos de pleno desenvolvimento da pessoa humana e de melhor qualidade de vida”.
O maior objetivo do IPDE é ajudar outras pessoas e outras organizações, por meio de pesquisas, inovações, consultoria e educação.
PD&I principalmente em tecnologias educacionais e da informação, como a produção ou customização de plataformas EaD e portais de Gestão do Conhecimento.
Certificação de produtos de telecomunicações e Consultoria para certificações internacionais de Qualidade (ISO 9001 e ISO 14001).
Desenvolvimento de programas de capacitação para atualizações, aperfeiçoamentos e especializações (presenciais, virtuais ou híbridos) e qualificação profissional básica.
Modelagem, simulação, otimização, integração e automação de processos levando em conta referências, insumos, rotinas, infraestrutura e valores agregados adicionados.
Consultorias nas áreas de Educação, Educação Corporativa e EaD. Elaboração de políticas de desenvolvimento e planejamento estratégico.
Aceleradora de Empresas e Incubadora de Startups, incluindo elaboração de planos de negócios e planos de marketing.
Logo após a criação do IPDE, seu Presidente visitou várias das principais instituições de ensino e pesquisa do País, objetivando a formação de uma rede de organizações que pudessem cooperar entre si para a formação de um laboratório virtual de P&D.
Órgãos públicos federais: Ministério das Comunicações, Ministério de Ciência e Tecnologia e Ministério da Saúde;
Governos estaduais: Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará;
Empresas públicas: Petrobras e o Banco do Brasil;
Prefeituras Municipais: Várzea Grande (MT), Contagem (MG); Rio Verde (GO); São Luis (MA); Icatu (MA); Imperatriz (MA); Santa Luzia (MA); Bacabal (MA); e Açailândia (MA).
Empresas privadas: ACBR, Advanced, Alcatel Cabos, Alcatel Brasil, Atos, Bargoa, Baytec, Benchmark, Cabelte, CD-Graf, CM – Comandos Lineares, Daruma, Daruma Orga, Dell, Diamond, DrakaCableteq, Draktel, EADS, Ecil, Eltek, Emerson, Ericsson, Fixtel, Flextrinics, IIC-Tecnologies, Itautec-Philco, Jema do Brasil, Linear, Moura, Nife, Nortel, Novadata, Optel, Parks, Pirelli, Procab, RS Brasil, Saft Power, Sanmina, CSI, Sargem, Siemens, Techsul, Tecnet, Tecpoint, Teltronic, Tegra, Telcon, Toledo, dentre outras;
Instituições Públicas: USP, UNICAMP, UnB, UFSC, UFPB, UFPE, UFMT, UFRJ e UNIFACEF;
Instituições Privadas: SEBRAE-DF, IEL-TO, FETEJ-TO, Católica de Brasília, FUNCEFET- RJ; PUC-PR, Fundação Vanzolini, CETEAD e INATEL.